domingo, 30 de setembro de 2012

Produções de Texto

As habilidades de leitura e escrita, tão importantes para a formação do indivíduo, foram trabalhadas pela Prof. Márcia da Sala de Leitura juntamente com os alunos do 6º ano A e 6º ano B.





sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Projeto Cultura e Currículo - Museu de Paraguaçu Paulista

O Projeto Cultura é Currículo tem como objetivo promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo.

O Estado de São Paulo oferece uma infinidade de opções culturais à população. Contudo, grande parte dos alunos da escola pública não tem acesso a elas e, muitas vezes, até desconhecem sua existência. 

O Museu e Arquivo Histórico Jornalista José Jorge Junior da cidade de Paraguaçu Paulista recebeu nesta semana a visita dos alunos da Escola Carolina Burali. O museu de Paraguaçu foi contemplado pelo Projeto Cultura é Currículo por ter um dos acervos mais expressivos da região. 














Saúde Bucal na Escola



A importância da educação como processo de transformação social, e sua relação com a área de saúde é essencial, onde o conhecimento de ambas as áreas se integram, podendo promover mudanças de atitudes e comportamentos. O fato de a higiene bucal estar diretamente ligada à saúde geral e qualidade de vida contribui na proteção do organismo contra a instalação de doenças. Dentro desse universo, a saúde bucal deve ter um espaço reservado, devido à alta incidência de problemas encontrados em relação à higiene, problemas estes encontrados nas crianças que ainda não sabem cuidar dos dentes da maneira correta. 

O Cirurgião Dentista Genivaldo dos Santos esteve na Escola Carolina Burali nessa sexta-feira, falando aos alunos dos 6ºs anos do ensino fundamental, como a importância da boa escovação e de hábitos de higiene saudáveis podem minimizar e até acabar com as cáries.








Ha! Ha! Ha!


Maria Júlia Alves Martins – 9º ano B


Por que é perda de tempo discutir com uma PG?  
Ela sempre tem razão.

Qual animal tem aproximadamente 3,14 olhos?  
Pi-olho.

O que faz o MMC debaixo da escada?  
Está esperando o MDC.

O que é pior do que ser atingido por um raio?  
É ser atingido por um diâmetro, que é 2 vezes o raio.

O que é um menino complexo?  
É aquele que tem a mãe real e o pai imaginário.

Qual é o volume de uma onça morta?
O volume é (4/3).π.r3, pois uma onça morta é uma ex-fera.

O que o número 2 falou para o número 10?
Você é grande, mas não é dois!

Aniversário faz bem!
Está provado que fazer aniversário é saudável. Estatísticas mostram que pessoas que fazem mais aniversários vivem mais.






terça-feira, 25 de setembro de 2012

Numeração Maia


Thiago Alex Moreira – 8º ano A
Vitor Gustavo Ferrari – 8º ano A
Pedro Prates Oliveira – 8º ano A
Gustavo Henrique Santos – 8º ano A
Paulo Evangelista – 8º ano A
Matheus Ferreira – 8º ano A


No decorrer da história existem relatos de vários sistemas de numeração elaborados pelas grandes civilizações.

Numeração Maia

Os mais conhecidos são egípcios, babilônicos, romano, chinês, o nosso atual sistema denominado decimal ou indo-arábico e dos maias. Este último foi adotado pela civilização pré-colombiana e consiste num sistema de numeração vigesimal, isto é, de base vinte. De acordo com relatos históricos, o sistema é vigesimal porque possui como base a soma dos números de dedos das mãos e dos pés. 

Sistema de Numeração Vigesimal (base 20)

No sistema de numeração Maia, os algarismos são baseados em símbolos. Os símbolos utilizados são o ponto e a barra horizontal, e no caso do zero, uma forma oval parecida com uma concha. A soma de cinco pontos constitui uma barra, dessa forma, se usamos os símbolos maias para escrever o numeral oito, utilizaremos três pontos sobre uma barra horizontal.

Símbolos do Sistema de Numeração Maia

Os números 4, 5 e 20 eram importantes para os Maias, pois eles tinham a ideia de que o 5 formava uma unidade (a mão) e o número 4 estava ligado à soma de quatro unidades de 5, formando uma pessoa (20 dedos).

De acordo com a história, os cálculos maias foram os primeiros a utilizar a simbologia do zero no intuito de demonstrar um valor nulo. Também é atribuído ao sistema de numeração Maia a organização dos números em casas numéricas.

Cuidados com a Internet

Os alunos do 6º ano B, orientados pelo Professor Leonardo de Informática, realizaram diversos debates sobre o uso consciente da Internet. A intenção foi de orientá-los sobre os perigos e a melhor maneira de utilizar essa ferramenta que é tão importante no nosso dia a dia. Foram criados cartazes e afixados no corredor das salas de aulas. Parabéns ao Professor e a todos os alunos envolvidos!













quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Relatos sobre a aula de Informática

Os relatos dos alunos do 7º ano B sobre a aula de Informática teve como objetivo fazer um diagnóstico e descobrir o que eles aprenderam no bimestre anterior e o que não aprenderam e, dessa forma, intervir e buscar propostas inovadoras para que todos os alunos efetivamente avancem.








Vídeo no Youtube

Trabalho do aluno Thiago Luiz do 7º ano B. Vídeo mostra um desenho feito no Paint.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Eratóstenes de Cirene


Maria Júlia Alves Martins – 9º ano B

Eratóstenes de Cirene

Eratóstenes foi um matemático, gramático, poeta, geografo, bibliotecário e astrônomo da Grécia Antiga. Nasceu em Cirene, na Grécia, em 279 a.C. e morreu em Alexandria, na África, em 194 a.C. Os contemporâneos chamavam-no de “Beta” porque o consideraram o segundo melhor do mundo em vários aspectos.

Eratóstenes e o raio da Terra.

Diz-se que ele foi chamado "pentatleta" ou "plataformas", por estar sempre em segundo lugar em várias áreas do conhecimento. No Suda é dito que ele nasceu no período da 126a. Olimpíada e faleceu com a idade de 82 anos. Eratóstenes é tido também como o fundador da disciplina geografia.

Foi o primeiro a determinar o raio da Terra por meio da medida da sombra de uma vara com um erro muito pequeno em relação as medidas atuais realizadas por satélite.

Diagrama de como Eratóstenes determinou o raio da Terra.